quarta-feira, 27 de junho de 2012

Por que?

" É mais do que evidente que ensinar história é antes de tudo um trabalho ideológico, político e social, e não uma questão de normas profissionais.".   


     E chega ao fim mais um bimestre, e eu me pergunto: será que meus alunos aprenderam alguma coisa? Aprenderam sobre algo de História. Mas o que é aprender História? Seria somente aprender a matéria, fazer os trabalhos e passar de ano?
     O que eu quero que meus alunos saibam é mais que isso. É mais que ir com dez no boletim. É mais do que saber datas exatas de acontecimentos determinados. O que eu quero é que eles saibam como usar a história na vida deles, no cotidiano.
É saber o que são ideias iluministas, é saber que foi com a Revolução Francesa que nós tivemos os poderes divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário, e o principal, é saber qual a função desses orgãos. É saber que desde a República temos um calendário cívico, e que aí surgiu a ideia de criar um herói nacional, e quem pagou o pato de herói foi o coitado do Tiradentes. Que de quebra ganhou uma imagem parecida com a de Jesus Cristo, para assim conquistar os súditos fiéis, ou fiéis súditos, uma vez que a maior parte da população é cristã, né!
     E o Egito, qual a finalidade de se saber a história do Egito e de seus faraós quando se tem 11 anos apenas?!?!? É, àz vezes me pergunto isso. E como é difícil fazer eles imaginarem essa sociedade, tão distante da realidade deles, e assim entenderem como ela funcionava, e qual a importância disso na vida deles.
     Pois é, uma vez li aquela frase com a qual iniciei o post, eu sempre achei aquilo essencial, e hoje ela é mais que essencial na minha vida, ela da sentido a tudo que eu faço, e espero um dia obter os resultados com cidadãos de caráter e consciência de que ele faz parte da sociedade, e é cada um de nós que vamos fazer a diferença. Por isso, precisamos tanto saber, conhecer, e amar a nossa história!


Nenhum comentário:

Postar um comentário